Parto do Princípio para o Senado Federal
Texto Web
Dossiê elaborado pela Rede Parto do Princípio
para a CPMI da Violência Contra as Mulheres
Carmen Simone G. Diniz
Texto Web
Essa cartilha foi escrita para ajudar a nós profissionais de saúde a lidar com a nova realidade da assistência à mulher na gravidez, parto e puerpério.Desde que nos formamos, muita coisa mudou. Não se trata apenas das mudanças dos recursos tecnológicos e sua modernização – que às vezes facilitam e às vezes dificultam a nossa vida e a das mulheres que atendemos. Trata-se de algo mais profundo, uma mudança nas relações entre profissionais e pacientes, uma revisão dos valores que orientam nossa prática.
Febrasgo
Texto Web
A FEBRASGO trabalha de forma atuante promovendo, apoiando e zelando pelo aperfeiçoamento técnico e cientifico dos ginecologistas e obstetras, visando uma assistência da mais alta qualidade à saúde da mulher. Por isso, dedicou-se a produzir uma Cartilha Educativa, que mostre às gestantes como proceder em momentos decisivos da gravidez, abordando questionamentos constantes das mulheres em relação ao pré-natal e ao pós-parto.
Parto do Princípio/ Fórum de Mulheres do Espírito Santo
Impresso
A episiotomia ("pique"ou "episio") é um corte feito na vagina de forma rotineira durante o parto sem embasamento em evidências científicas.

Não podemos mais permanecer caladas diante da mutilação genital feminina que é uma violação à sexualidade e aos direitos humanos das mulheres.
Parto do Princípio/Fórum de Mulheres do Espírito Santo
Impresso
A publicação tem como objetivo dar visibilidade a diversas situações vividas por nós, mulheres, como usuárias do sistema de saúde brasileiro. Mulheres de todo o país relatam ter sofrido diversas formas de agressões na assistência à saúde, principalmente na gravidez, no parto, no pós-parto e nos casos de abortamento.